Friday, January 11, 2008

Do sacrifício ao conforto

Desde abraão até ao ipod passámos da humilhação para a arrogância injustificada e a reclamação de direitos que nos parecem óbvios mas que à 4000 anos eram anedotas para 99 por cento e uma experiência episódica para o 1 por cento restante.

Os judeus, que agora andam de cara virada para ao lado, deram o primeiro passo para a civilização que vingou.
A maioria das pessoas nascia, vivia e morria sem nada.E era uma honra poder servir causas, por mais sofrimento que trouxesse.
Hoje é preciso pedir a pés juntos que os adolescentes europeus e americanos pensem no resto do mundo e que aceitem propósitos exteriores a si mesmos.

Habituámo-nos a precisar de uma religião opressora para aceitarmos descer ao ponto de servir os outros e agora com o declínio da mesma olhamos para os nossos pais e dizemos "quem são voçês para mandarem em mim?".
Olhamos para o resto mundo(nós, digo, ocidentais) e vemos alternativas e opções.
Já não há espada e parede.Quando um pão cai na mesa, não corremos a ele.Não precisamos.Se nos subtemos a algo, podemos desistir.Temos outras opções...Aqueles que têm o conforto, mas se aplicam como se a miséria estivesse eminente, apenas fingem que estão no mesmo barco de quem realmente vive mal.Mas apenas buscam a sua segurança, mais afincadamente.O seu conforto.Lutam contra a sua culpa, demonstrando respeito por quem precisa mais ainda das oportunidades ali presenteadas...Tal como a regra de não deitar comida para o lixo...
  • "Não temos mais direito de consumir felicidade sem produzi-la, do que consumir riquezas sem produzi-las."
- George Bernard Shaw

No comments: